Painel Inova Bahia é apresentado a empresários da região Sul
O professor de Marketing e empresário, Givaldo Sobrinho, é sócio-diretor de uma indústria de artefatos de papel em Ilhéus, no Sul da Bahia. A Imapel completará 50 anos em 2017. Uma trajetória que será comemorada com uma série de atividades que inclui até a inauguração de uma nova sede no Distrito Industrial da cidade. Mas ao mesmo tempo em que se comemora a marca, ele pensa no futuro. “É preciso estar sempre inovando. E inovar é você contribuir, hoje, melhor para a sociedade, do que contribuiu ontem”, sentencia. A meta de Givaldo Sobrinho é chegar em 2014 atendendo a todo o mercado baiano. Entre os produtos que destaca como atrativos para o mercado estadual estão as sacolas de papel sustentável.
Givaldo Sobrinho foi um dos participantes do Painel Inova Bahia, uma ação conjunta do Sebrae, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), que aconteceu na noite de quinta-feira (28), na sede do Serviço Social da Indústria (SESI), em Ilhéus. O objetivo foi apresentar aos empresários de todo o estado diversos instrumentos de apoio à inovação nas empresas.
Solução de gestão - “A ideia central deste debate é saber se sua empresa é inovadora. E se é, para quem é”, destaca Leidiane Brandão, do IEL, uma das palestrantes da noite. Ela apresentou detalhes de um jogo batizado como JOIN, uma nova solução de gestão que facilita a sistematização da atividade de inovação nas empresas. Com o JOIN, a empresa gera inovações de maior valor agregado, de forma mais rápida e eficiente, amplia sua participação no mercado, fortalece a marca e ganha competitividade.
A indústria comandada por Givaldo Sobrinho já está integrada a este modelo de gestão. Ela e mais cinco empresas sulbaianas participam do jogo. Foi através do JOIN que o empresário teve a ideia de criar uma folha de ponto onde os novos colaboradores da empresa fazem uma autoavaliação, considerando graus de Satisfação, Inovação e Resultados na empresa e na relação com os clientes.
Para o empresário, é preciso reconhecer que os modelos de gestão e competitividade evoluíram. “Antigamente você contratava um especialista para ele desenvolver uma ação em sua empresa. Agora as redes de inovações são imprescindíveis e a gente pode ter o mundo inteiro disponível para nos apresentar soluções”, assegura. “E é com inovação que se muda esta realidade. Por que São Paulo vem até a minha porta me vender? Simplesmente por que é mais capaz que eu. Mas eu posso ser tanto ou mais capaz que eles e fazer o melhor”, analisa.
De acordo com o analista do Sebrae, Michel Lima, os empresários devem estar “atentos às oportunidades de inovar, porque em um mercado cada vez mais competitivo, o preço não é o único definidor da venda e a inovação pode ser o diferencial”.
Outro palestrante do evento foi Alzir Mahl, da Fapesb. Ele apresentou detalhes do Edital Tecnova, que estará com inscrições abertas até fevereiro de 2014. Por meio deste edital, os empresários poderão receber até R$ 400 mil de recursos não reembolsáveis para desenvolver projeto inovador. O Painel Inova Bahia está sendo apresentado em cidades do interior do estado, a exemplo de Feira de Santana, Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Barreiras.